Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Publicado em: 19/01/2023

Isolamento acústico para consultórios

Faça você mesmo ou com a ajuda de um profissional!

Imagine a situação, você está na sala de espera de uma clínica enquanto consegue ouvir todo o diálogo das pessoas que estão dentro do consultório. Não é algo simples de enfrentar, especialmente porque depois será você que estará lá dentro e todos ouvirão o que você tem a dizer para o médico ou psicólogo, por exemplo.

Espaços pequenos também requerem cuidados com a manutenção acústica pois também sofrem com a repercussão dos sons. Nesse artigo vamos dar algumas dicas para melhorar o isolamento acústico de consultórios e clínicas para certificar a confidencialidade das conversas e garantir mais segurança aos pacientes.

 

Maneiras de rápidas e eficientes de reduzir o ruído e proporcionar mais conforto na hora da consulta!

Quando decidimos iniciar uma terapia, por exemplo, algumas perguntas podem surgir em assuntos que envolvem sigilo e confidencialidade. Pensando nisso, é muito importante que o paciente se sinta seguro para poder falar abertamente sobre seus problemas.

O Código de Ética da Psicologia é claro sobre as questões de confiabilidade, nos artigos 6°, 9° e 10°, o Código cita que o sigilo tem por intuito proteger a pessoa atendida e para o psicólogo, significa manter sob proteção os fatos e as informações descobertas por meio da relação profissional.

Todo psicólogo, em seu exercício profissional, está, portanto, obrigado ao sigilo e este é um dos aspectos mais importantes para o bom desenvolvimento da relação terapêutica.

 

Sobre o isolamento acústico para consultório:

A preocupação de um ambiente com acústica e que traga privacidade para os pacientes deve começar desde o início do projeto do consultório, trazendo paredes acústicas, portas e vedações de qualidade para que ocorra o isolamento.

O arquiteto na hora de projetar o consultório de psicologia além colocar paredes acústicas e também deve inserir itens como o Veda Frestas e o Veda Porta Automático da Comfort Door que juntos irão fazer o papel de impedir que a conversa passe pelas frestas da porta, garantindo o isolamento acústico, térmico e diversos outros benefícios.

Veda Porta Automático

O Veda Porta Automático é diferente de todos os outros, fica praticamente invisível pois é instalado na parte interna da porta. Além de discreto, este equipamento é extremamente eficiente: com seu acionamento automático ao fechar a porta, o perfil de borracha macio é pressionado contra o chão através da pressão, garantindo a alta performance na vedação acústica do ambiente.

Por ser um equipamento que exige expertise para instalação,  já que é necessário criar um vão na parte interna da porta é mais indicado caso esteja fazendo a troca de portas do espaço ou para quem está em processo de reforma.

Veda Porta Automático Slim

Outra opção para vedar a fresta entre a porta e o piso é o Veda Porta Automático Slim, este se diferencia do Automático pelo acabamento e a instalação que é um pouco mais simples e o corte na porta que é um pouco menor, mas conta com o mesmo nível de vedação por pressão.

Veda Frestas Encaixe

Este produto também é indicado para quem está na fase de construção ou reforma, isso porque o grande diferencial está na facilidade do acabamento. O Veda Frestas Encaixe possui uma película protetora que depois da pintura da porta, basta retirar a película para ter o acabamento perfeito, evitando que a porta fique rangendo ou com aquele barulho de grude ao fechar. O Veda Frestas Encaixe é a solução para as portas de madeira que já possuem encaixe ou canal no batente da porta.

 

Tem como resolver o isolamento acústico depois do ambiente já projetado?

Esse problema é muito comum, visto que muitas vezes os locais de atendimento são alugados e não foram projetados pensando na acústica das salas, deixando o local sem isolamento, vazando conversas para o lado de fora. Quando isso acontece, tem sim algumas ferramentas que ajudam e são menos complexas para instalar.

A primeira providência é identificar as frestas das portas e janelas e o tamanho delas, assim você pode escolher o Veda Frestas ideal para preencher esses espaços. Quanto às frestas entre a porta e o piso, você pode optar por um Veda Porta Automático Externo que garante o alto nível em vedação através da pressão, e é instalado na parte de fora da porta, sem a necessidade de retirar e cortar a porta para instalar.

Veda Frestas Adesivo

Para acabar com as frestas dos batentes das portas, janelas, esquadrias, e assegurar que o som não atravesse, o Veda Frestas Adesivo é uma excelente opção. Ele pode ser instalado em qualquer superfície e fracionado de acordo com a necessidade de cada local. Além disso, existem 3 medidas de alturas diferentes que se encaixam em qualquer tipo de fresta! A instalação é super fácil e qualquer um pode fazer, basta retirar a película do adesivo e colar.

Veda Porta Automático Externo 

O Veda Porta Automático Externo traz conforto e privacidade com a alta performance na vedação de sons, pela pressão realizada pelo perfil de borracha contra o piso. O principal diferencial desse modelo Externo é a facilidade da instalação, a qual é realizada por dois parafusos na parte externa da porta, dispensando cortes na porta.

Veda Porta Escova

Este produto pode ser instalado por qualquer pessoa, sem a necessidade de usar ferramentas, já que é adesivo. A vedação do Veda Frestas Escova é através de cerdas que impedem a entrada de insetos, poeira, vento e dificultam a passagem de sons.

 

Se você é terapeuta, psicólogo ou médico, sabe da importância do sigilo e quanto é essencial fazer com que seus pacientes se sintam confortáveis para conversar sem que ninguém escute do lado de fora. Assim, essas soluções de vedação podem fazer a diferença para o seu dia a dia e dos seus pacientes!

Lembre-se que o isolamento acústico depende de diversos fatores, mas a linha de vedação da Comfort Door de Veda Frestas e Veda Portas podem mudar seu dia a dia e trazer conforto e confidencialidade nas conversas com seus pacientes! 

 

Saiba onde comprar nossos produtos clicando aqui!

Quer revender Comfort Door na sua loja? Fale agora mesmo com a nossa equipe comercial. Cadastre o seu negócio AQUI.



 

Compartilhe:

Cadastre-se | Receba nossas notícias