Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Publicado em: 25/09/2015

Norma de Desempenho para Edifícios Habitacionais é um grande avanço em relação à Acústica no Brasil

O engenheiro acústico Juan Frias Pierrard, consultor técnico da ProAcústica e sócio diretor da Bracústica Consultoria, já havia feito considerações, na edição anterior do ProAcústica News, a respeito de acústica ambiental e urbana. Nesta segunda parte de sua entrevista ele fala sobre a acústica em edificações e a Norma de Desempenho, que completa pouco mais de um ano em vigência no Brasil. 

E lembra que apesar de os níveis mínimos não serem os mais adequados para garantir o conforto, a NBR 15.575 constitui um grande avanço em relação à situação anterior. Muitas empresas agora estão cientes das exigências e procuram fazer ensaios acústicos em seus empreendimentos para validar as soluções de melhor desempenho acústico, ou implantar ações de melhoria para os novos projetos, a fim de atender à norma.

Porém, alerta Pierrard, há ainda muitas questões a serem enfrentadas pelo mercado de edificações. Uma delas é o grande desconhecimento da Acústica no país, uma barreira que precisa ser ultrapassada. Para ele, a ProAcústica vem cumprindo esse papel, orientando o mercado e zelando pelas boas práticas, acima dos interesses particulares das empresas. “Desde sua criação há pouco mais de três anos, a associação tem conseguido grandes conquistas, convertendo-se em uma referência na área, e sendo reconhecida por todas as associações da construção civil”. Leia a entrevista de Pierrard sobre as questões ainda pendentes relativas à NBR 15.575 e como o mercado deve adaptar-se para atender aos seus requisitos.

 

 

Fonte: Associação Brasileira para a Qualidade Acústica -Pró Acústica - em 26/10/2015.

( http://www.proacustica.org.br )

Compartilhe:

Cadastre-se | Receba nossas notícias