ATENDIMENTO(43) 3371-8900

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Notícias

Publicado em: 20/09/2016

PVC, um amigo do Meio Ambiente

Há mais de 50 anos o PVC contribui para a qualidade de vida das pessoas.

Muita gente não sabe, mas o PVC está no nosso dia a dia constantemente. Sabe o seu cartão de crédito? Ou até mesmo o seu computador? São alguns dos itens que contém esse material. Por isso, ele se tornou um dos materiais mais pesquisados no mundo e conquistou a aprovação de órgãos governamentais dos países com as legislações mais rigorosas nas áreas ambiental e da saúde, como EUA e Comunidade Européia.

Para termos uma noção do tamanho da sua visibilidade, o U.S. Green Building Council (USGBC), o mais importante órgão dos Estados Unidos quando o tema é Construção Sustentável, divulgou em 2007 um relatório que atesta a segurança do PVC. Nele foram constatados dados de que a performance do PVC é igual a de qualquer outro material utilizado no setor e adequado nos padrões de funcionamento de acordo com os impactos ambientais e da saúde humana. Essa avaliação foi realizada pelo Comitê Consultivo Técnico Científico (TSAC) do USGBC que acredita que o PVC não representa nenhum risco à saúde e ao meio ambiente, tendo como base os estudos de Análise de Ciclo de Vida do material.

A principal matéria prima do PVC é originada de 57% de cloro (derivado do sal marinho) e de 43% de eteno (derivado do petróleo), recursos inesgotáveis da natureza. Ele é o único material plástico que não é 100% proveniente do petróleo. Por ser um produto atóxico, leve, resistente, impermeável e não inflamável, é indicado para diversas aplicações e destaca-se ainda por ser um excelente isolante térmico. Isso faz com que haja a diminuição do consumo de energia elétrica e redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.

Um estudo realizado pelo Governo Japonês, constatou que o processo de produção e a utilização do PVC atendem às exigências de caráter ambiental, social e econômico do Desenvolvimento Sustentável, tanto por empregar matérias-primas renováveis em sua fabricação, reduzindo o consumo energético, quanto por disponibilizar produtos que contribuem fortemente para a melhoria de qualidade de vida da sociedade.

Há mais de 50 anos o PVC contribui significativamente para a evolução da medicina. São mais de 250 milhões de produtos à base de PVC utilizados anualmente, entre bolsas de sangue e de soro, cateteres e dezenas de outros equipamentos.

Fonte: Instituto do PVC.

 

Compartilhe:

Cadastre-se | Receba nossas notícias